Boa tarde queridas e queridos.
A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu e ao terceiro dia sua subida aos céus. Ele passou por todo o sacrifício para te dar o dom da vida.
É uma das mais importantes festas do calendário judaico, que é celebrada por 8 dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.
Alguns símbolos estão presentes na páscoa então trago seus significados:
PEIXE
A relação com a Páscoa se acha no fato de as aparições de Jesus, após a Ressurreição, estarem sempre ligadas à presença do peixe (Jo 21,9) e (Lc 24,42-43).
SINOS E VESTES BRANCAS
Nas cidades pequenas, todos os sinos da Igreja repicam de maneira solene e alegre no canto do Aleluia. Soltam-se rojões e o ar se enche de festa e alegria. As vestes brancas recordam a alegria dos primeiros batizados, simbolizando a vitória sobre a morte. E a expressão hebraica: HALLELUI-YAH que significa: Louvai o Senhor (Ap 19,1).
OS RAMOS
Poucos dias antes de ser preso, julgado e condenado à morte, Jesus dirigiu-se a Jerusalém com seus discípulos, justamente para comemorar a Páscoa ( a Páscoa judaica ). Pois foi nesse dia que o povo o aclamou nas ruas, agitando no ar ramos de palmeira e oliveira, e gritando "Hosana ( que quer dizer " Salve!") ao Filho de Davi". Chamamos de entrada triunfal de Jesus em Jerusalém para cumprir seu mistério pascal.
LAVA PÉS
Durante a Semana Santa, a Quinta-feira relembra a última ceia de Cristo com seus discípulos, ocasião em que Jesus deixou o pão e o vinho simbolizando seu corpo e seu sangue e também durante a última ceia que Cristo lavou os pés de seus discípulos. Jesus despejou água numa bacia, começou a lavar os pés de cada um dos apóstolos e enxugou-os, dando uma lição de humildade, simplicidade, igualdade, solidariedade, amor e serviço aos irmãos, que nada mais é do que a grande lição pascal.
CRUZ
A cruz, na Páscoa, relembra que Jesus venceu a morte e, glorioso, passou a viver seu Reino de justiça e de paz.
CORDEIRO
Simboliza Cristo, sacrificado em favor do seu rebanho.
OVOS
É um símbolo de vida nova, de vida que está para nascer; um símbolo de começo. Daí sua associação à Páscoa: a Ressurreição de Jesus também indica o princípio de uma nova vida, a redenção da própria humanidade e a promessa de um futuro cheio de alegria e felicidade para os que tem fé e esperança.
COELHOS
O que mais interessa religiosamente, é que os coelhos são animais que reproduzem com extrema facilidade e em grande quantidade. Vem daí a identificação com uma vida abundante, um processo de restauração, um ciclo que se renova todos os anos.
CHOCOLATE
O chocolate era considerado sagrado pelos Maias e Astecas, tal qual o ouro. Na Europa chegou por volta do século XVI, tornando rapidamente popular aquela mistura de sementes de cacau torradas e trituradas, depois juntada com água, mel e farinha, por muito tempo usaso como bebida. Em meados do século XVI, acreditava-se que, além de possuir poderes afrodisíacos, o chocolate dava poder e vigor aos que o bebiam, já foi considerado pecado, sagrado, remédio... Chega o século XX, e os bombons e os ovos de Páscoa são criados, como mais uma forma de estabelecer de vez o consumo do chocolate no mundo inteiro. É tradicionalmente um presente recheado de significados. E não é só gostoso, como altamente nutritivo, um rico complemento e repositor de energia.
Vamos cair na real, parar e refletir no significado desses símbolos! Não sou contra os ovos de chocolate na Páscoa, até gosto muito de ganha-los, na verdade mais vale o sacrifífo de Jesus na cruz por mim e por você do que qualquer atos de comércio.
Feliz Páscoa!!
Que a luz de Jesus Ressuscitado ilumine sua vida!